Governo oferece poucas (e paliativas) ações para a Segurança de Campo Verde

IMG_6585 (Copiar)Na última sexta-feira (21), os vereadores se juntaram a um grande público que lotou o Auditório da Associação Comercial e Empresarial de Campo Verde (Acicave), para cobrar do Governo do Estado, mais segurança para o município. A Audiência Pública (AP), presidida pelo deputado Ademir Brunetto (PT), teve a presença do comandante geral da Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT), coronel Nerci Adriano Denardi, o delegado geral da Polícia Civil, Anderson Garcia, e autoridades do Ministério Público e do Judiciário do Município. O secretário de segurança de Mato Grosso, Alexandre Bustamente, que havia se comprometido a aparecer, acabou não vindo a Campo Verde. Ele justificou sua ausência com o deputado Brunetto, alegando problemas de saúde. O secretário adjunto de políticas, programas e projetos, Marcos Roberto Weber Hübner, o substituiu na Audiência.

Por diversos momentos a população campoverdense demonstrou seu descontentamento com a falta de segurança, no município. Muitos cidadãos bradavam às autoridades do Estado, pedindo que se sensibilizassem com o problema do município. Em seu discurso, o presidente da Câmara Municipal, José Humberto dos Santos, lembrou do grande déficit no efetivo policial de Campo Verde. “A cidade com 35 mil habitantes, conta com 18, 20, 22 policiais se revezando em três turnos de trabalho. Acabam ficando apenas seis ou sete policiais nas ruas. Ou seja, os bandidos das outras cidades vêm pra cá, e nosso número de policiais só diminui!”, destacou.

O vereador ainda fez um apelo ao representante do secretário de segurança. “Gostaria que o senhor representante do secretário deixe esta Audiência Pública de hoje com a garantia de que ações concretas serão realizadas a partir de amanhã, para que nossa população não seja mais refém dentro de suas próprias residências. Para que possamos sair de casa sem medo, com um pouco mais de esperança de regressarmos ao nossos lares vivos, e sem traumas”, enfatizou.

O empresário Marcos Medina apontou diversas situações que comprovavam a inércia do Governo do Estado no município, quando se trata de Segurança Pública. “Ninguém aguenta mais debate. Queremos sair daqui com soluções”, desabafou.

O promotor cível de Campo Verde, Marcelo dos Santos Alves Corrêa, lembrou que o Governo do Estado tem “fugido” de suas obrigações. “Em dezembro de 2012 a Justiça determinou o envio de 39 policiais militares, e mais 10 policiais civis para Campo Verde. E o que fez o Governo do Estado? Recorreu, para não atender ao município. Nem um acordo, para enviar menos policiais, quiseram fazer”, ressaltou.

Resultados da Audiência

As autoridades locais e a população de Campo Verde compareceram à Audiência Pública com a esperança de conseguir ações mais efetivas do Governo do Estado, no sentido de dar mais segurança ao Município. Entretanto, de resultado efetivo, pouco se viu. Após muita insistência, o comandante da PM, coronel Denardi, se comprometeu a enviar uma viatura da Rotam (Ronda Ostensiva Tática Móvel) ao Município, pelo menos uma vez por semana. O mesmo deve ocorrer, com menos freqüência, com uma viatura do GOE (Grupo de Operações Especiais), da Polícia Civil.

O coronel Denardi ainda se comprometeu a tentar viabilizar um convênio com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), para que o Gefron (Grupo Especial de Segurança de Fronteira) ocupe o posto desativado da PRF, na BR-070, em Campo Verde.

Busca por mais segurança continua

Durante a Audiência, o presidente da Câmara, José Humberto dos Santos, entregou a Marcos Roberto Weber Hübner, um abaixo-assinado, pedindo mais ações na segurança de Campo Verde. Na manhã desta segunda-feira (24), os vereadores se reúnem no Gabinete da Presidência da Câmara, para discutir os resultados da Audiência, e traçar planos que possam contribuir com a melhoria da segurança pública da cidade.

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS DA AUDIÊNCIA PÚBLICA