Reinauguração da Academia de Saúde no Bairro Bordas do Lago e Entrega de Veículo 0km.

Reinaugurada na manhã de sexta-feira (22), as obras de ampliação da Academia da Saúde Rosalina Ferreira da Silva, no bairro Bordas do Lago.

A Academia da Saúde, de acordo com o secretário municipal de Saúde, Altair Timóteo de Araújo, são atendidas mensalmente cerca de 200 pessoas, número que poderá aumentar. O prédio, inaugurado em 2015, foi ampliado em mais 150 metros quadrados com investimentos do Município e do Governo Federal.

Os atendimentos na Academia da Saúde são nas áreas de combate e prevenção ao tabagismo, fisioterapia, psicologia, condicionamento físico, nutricional, fonoaudiologia e assistência social. “Nós conseguimos trabalhar toda a parte de educação em alimentação e educação em saúde em um só ambiente”, destacou. “É um ganho muito grande para toda população e é um serviço gratuito e aberto a todos que quiserem”, completou.

O Prefeito Fábio Schroeter ressaiu que, apesar do aumento na Saúde Pública em Campo Verde é devido ao aumento de moradores e também ao modo de vida da população, o Município tem conseguido oferecer atendimentos de qualidades.

Disse que é de grande honra poder reinaugurar a ampliação da academia. Ressaltando que Campo Verde tem uma saúde pública de qualidade.

Teve também a presença de vereadores como, Francisco Pereira da Cruz ( Silvio Eventos) e o Presidente da Câmara de Vereadores, Solivan Fonseca também destacou a qualidade da saúde pública do Município. “Quando a gente começa a circular nas proximidades, [nos] nossos [municípios] vizinhos é que nós sabemos o quanto nós estamos privilegiados”, disse o vereador.

Aproveitando a oportunidade o Secretário de Saúde esclareceu sobre falta de vacinas nas UBS´s.

Durante a inauguração das obras de ampliação da Academia da Saúde Rosalina Ferreira da Silva, na manhã desta sexta-feira (22), Altair Timóteo de Araújo, fez alguns esclarecimentos a respeito da falta de vacinas nas Unidades Básicas de Saúde do Município.

De acordo com ele, o problema não está sendo registrado apenas em Campo Verde, mas em todos o País. As vacinas, que são produzidas e distribuídas pelo Governo Federal, que há pelo menos três anos não está conseguindo atender a demanda. Essa falta de vacina tem prejudicado a população principalmente crianças e idosos. Informou Araújo.

Conforme disse o secretário, a dificuldade da Secretaria está em não receber as vacinas em doses suficientes. “Mas o que vem, o que chega pra nós, de imediato fazemos a distribuição, chamamos as mães até as unidades e realizamos a vacinação das crianças”, disse.

O secretário ressaltou que o Município não pode adquirir as vacinas e que cabe ao Ministério da Saúde fazer a distribuição de forma gratuita. “É assim que funciona e é assim que tem que ser. A dificuldade nossa é a produção da vacina pelo Governo Federal”.

Altair evidenciou também que a Secretaria Municipal de Saúde conta com uma equipe preparada para vacinar a população. “Às vezes nós recebemos algumas críticas a respeito da falta da vacina, mas, deixando bem claro que as doses que chegam até nós, de imediato entregamos para as Unidades de Saúde, nós não ficamos com elas estocadas. Não é nosso interesse ter vacina estocada, nosso interesse é que as crianças sejam vacinadas e que a gente possa elevar a imunidade delas”.

 

Aproveitando o engaje o prefeito Fábio Schroeter fez a entrega de um Logan 0Km à Secretaria Municipal de Saúde de Campo Verde. O veículo foi adquirido com recursos do Governo Federal e será utilizada pela Vigilância em Saúde para os trabalhos do dia a dia, como distribuição de vacina, investigações epidemiológicas, notificação de dengue e outros serviços.